Lisboa é Moda: MUDE, Museo do Design e da Moda

13-03-2015 22:47

O MUDE é um museu muito particular. Localiza-se num edifício velho, antiquado, feio. O edifício, ademais, apresenta um grande atractivo já que é um antigo banco em desuso. Só uma enorme lona o distingue como o espaço cultural que é.

A exposição permanente do MUDE mostra desenhos de moda e industriais dos últimos três séculos. Trata-se de uma colecção modesta, pequena, mas com um encanto irresistible. O contraste da decoración do próprio museu com os desenhos mostrados resulta realmente atrayente para o visitante. Ao menos, assim mo parece a mim.

Acho que merece muito a pena para os turistas e os próprios cidadãos de Lisboa o conhecer esta colecção. Pode-se desfrutar num tempo razoável e, ademais, é grátis.

De Matrix a Bela Adormecida

Um de meus espaços favoritos é De Matrix a Bela Adormecida. Durante um percurso com uma luz muito ténue ensina-se a obra de António Lagarto, importantísima figura deste artista e esceanógrafo português. Umas 300 peças que fazem as delícias do visitante.

A isso se unem as exposições temporárias. Eu visitei o museu nesta mesma semana e desfrutei de E Fado e a moda, uma mostra, dividida em três blocos, onde se leva a cabo uma revisão dos vestidos mais tradicionais até os mais contemporâneos, centrando na figura de Amália Rodrigues.

Página site oficial de MUDE: www.mude.pt/

Contactos