Cosplay: cominando moda com arte

19-04-2015 12:55

O cosplay, uma forma abreviada de referir ao termo costume play, é um tipo de moda representativa. Isto quer dizer que os cosplayers usam disfarces, trajes e acessórios para representar um sujeito específico ou, inclusive, uma ideia.

Normalmente, este tipo de moda associa-se aos videjuegos, o anime, manga e as bandas desenhadas já que são nestes âmbitos onde os cosplalyers encontram suas maiores fontes de inspiração.

Neste blog não costumo tratar de temas como este mas sempre me chamou a atenção. Ainda que sou fã de bandas desenhadas e videojuegos, vivo totalmente alheio ao universo do cosplay o qual não evita que me pareça uma cultura interessante e que em alguns casos atingem cotas de tal parecido com a personagem de ficção que merecem mais que uma homenagem.

Realmente o costume play é  um estilo de moda realmente complicado e que move enormes comunidades de fãs em todo mundo. O grau de especialização dentro desta cultura é muito alto e existem grandes experientes na arte do cosplay. De facto, existem pessoas que têm feito deste hobby praticamente seu modo de vida.

O cosplay é desde faz tempo uma prática altamente generalizada em quase todo mundo de maneira que os concursos e eventos para que os fãs desta moda possam desfrutar são muito comuns. A World Cosplay Summit em Japão e a Yamato Cosplay Cup de Brasil são duas dos eventos mais conhecidos ainda que em Europa o movimento também é muito activo e a Eurocosplay luta por se converter num dos eventos de referência no Velho Continente.

Claro que, o melhor do cosplay não é falar disso senão ver alguns exemplos e comprovar até onde são capazes de chegar alguns dos cosplayers. ¿Verdade que muitos destes disfarces são realmente incríveis? (mais imagens em nossa galeria)

Elizabeth_Bioshock_paulomirpuriIvy_SoulCaliburV_paulomirpuri

Se interessa-te a cena de cosplay em Portugal em Facebook podes encontrar a Associaçao Portuguesa de Cosplay (facebook.com/APtCosplay) ou várias páginas com os principais cosplayers portugueses.  E já que passas por Facebook não te esqueças de visitar meu perfil: facebook.com/paulomirpuri.

Contactos